Histórico do
Lar da Infância de Nice

Telefone:11-6941-5900
Rua Dentista Barreto, 978 - V. Carrão
CEP 03420-000 São Paulo - SP
e-mail: nice@lardenice.com.br
Home
Entidade
C. E. Irmã Nice
Parceria
Fotos

Em São Paulo, no dia 09 de Agosto de 1944, foi fundado o Centro Espírita Irmã Nice.

Fundado por colaboradores na difusão da verdade, do amor e da caridade, davam assim, assistência aos menos favorecidos e às famílias desajustadas com um trabalho árduo e dignificante.

Trabalho pelo qual só foi realizado com arrecadação de roupas e alimentos para serem distribuídos.

Os fundadores foram José Maria Curvo pai de Nice, Nenê Curvo mãe de Nice, Antônio Lucas, Júlio de Abreu Filho, Manoel de Oliveira Cravo, Lepanto Spadoni, José Maria Curvo Júnior e Hélio Torres.

O Jornal "A Videira" foi órgão mensal de propaganda da Doutrina Espírita para distribuição interna. Hoje "A Videira" é um jornal trimestral. Fundado em 1952, por Clementino Nunes de Souza e Norberto Batista, irmãos de boa vontade, que desejaram prestar a Nice, a sua homenagem. Contendo nesta obra, mensagens de paz e amor, e toda história da fundação do Centro, as obras realizadas pelo grupo e da vida de sua mentora Nice.

Nice fora uma moça de grande coração, que dava mostras de amor ao próximo. Nasceu em Cáceres, Mato Grosso, José Maria Curvo e Nenê Curvo foram seus pais. Moça ainda, repleta de planos, diante de um casamento próximo, se viu acometida de doença, cuja gravidade obrigou seus pais a procurarem, em São Paulo, a cura para aquela querida filha. Diante do estado de saúde se agravando dia-a-dia, o casal Curvo, apesar de católicos , procuraram na Federação Espírita de São Paulo alguém que pudesse ajudá-los naquela fase tão penosa pela qual estavam passando. Nice recebeu grande força de médicos e de amparo espiritual, mostrando garra e lucidez. Mas retornou à pátria espiritual.

Foi daí que fundaram um núcleo que seria batizado de Centro Espírita Irmã Nice, onde dariam ensinamentos e práticas de amor e caridade. A casa recebeu em doação um patrimônio de alta valia , um terreno de grande dimensão situado na Vila Carrão, doada pelo Sr. Manoel Mendes, junto com sua esposa, Da. Sabina Geneco Mendes, para ser feito a obra de um Lar para crianças órfãs.

Posteriormente junto com seus sócios e diretores da firma da qual era titular, possibilitaram a construção do prédio.

Em 1963, dá-se início às arrecadações de fundos para a Obra na Vila Carrão.

Em 28 de Janeiro de 1964 foi aprovado a planta para a construção do prédio onde se instalou o "Lar da Infância de Nice".

Em 1965, prossegue em ritmo acelerado as obras de construção, sob a administração direta do Sr. Mendes, coadjuvado pelos diretores do Centro Nice.

Em 1967, estava em fase adiantada de acabamento.

Em 1968, foi nomeado uma comissão de estudos para programar a instalação e o funcionamento da casa.

Em 1969, está terminando o prédio, entretanto em fase de instalação. Departamento criado pelo parágrafo 1º do Art. 2º dos estatutos. Já recebendo seu imobiliário e demais utensílios para entrar em funcionamento. Foram designados para dirigir este órgão de assistência á criança desamparada, o Sr. Clemente Person, como Diretor Geral e o Sr. José de Matos Silvares, como Diretor Administrativo.

Em 1970, é guardada a conclusão de certas determinações legais para juntamente com os indicados para a sua Direção, organizar o seu segmento interno.

Em 1971, desde 1º de Março, já estava com suas portas abertas, em franca atividade. Seus compartimentos eram: cozinha, refeitório, dormitório, secretaria, almoxarifado, farmácia, lavanderia e bazar.

Em 1972, "O Lar" já estava com seus bercinhos ocupados por crianças de 1 a 3 anos que, de conformidade com o acordo feito com o Governo do Estado de São Paulo, receber para guarda aquelas que judicialmente são consideradas órfãs de pai e mãe, em razão da sentença judicial de abandono.

O acordo com o Governo foi assinado em 19 de Setembro de 1972, em solenidade no Palácio dos Bandeirantes, pelos Diretores da Executiva do Centro de Promoção Social, sendo o mesmo referenciado pelo Exmo. Sr. Governador Laudo Natel.

Em 1973, já com 33 criancinhas, dando a elas perfeito atendimento. Só que muitas vezes a "receita não cobria as despesas", obrigando recorrer à promoções como: festas juninas, almoço beneficente, bazares e entre outros. Apelando a campanhas, recebiam latarias,
leite em pó, farinha e óleos, vestuários, remédios, calçados, brinquedos e objetos diversos. Era feito triagem no que recebiam como
roupas e remédios de adultos, eram distribuídos para diversas instituições, principalmente de idosos.

Em 1976, o Centro E. Irmã Nice, situada à Rua Conselheiro Belisário, no bairro do Brás, transfere os trabalhos espirituais para o Carrão, ao lado da sua grande obra.

O Lar de Nice, embora inúmeras dificuldades porque passava, prossegue no desempenho de sua missão. Com a esperança de que mais colaboradores viessem se incorporar às lides da Casa.

 

Telefone:11-6941-5900
Rua Dentista Barreto, 978 - V. Carrão
CEP 03420-000 São Paulo - SP
e-mail: nice@lardenice.com.br